Pesca da tainha: cultura e sabor em Florianópolis

A temporada de pesca da tainha este ano teve início no dia 15 de maio e já é grande o número de tainhas capturadas no litoral catarinense.
O evento, mais do que esperado pelos nativos e pescadores, faz parte da cultura do povo de Florianópolis.

A pesca da tainha reúne pessoas de todas as idades na praia, sempre de olho no mar, aguardando o primeiro sinal do peixe para capturar o tão esperado lanço. Um verdadeiro ritual que é comemorado com as tainhas na rede.

Dizem os mais experientes que quando sopra o vento sul - ou vento suli, no bom manezês, e a água esfria, as chances das tainhas encostarem aumenta.
 

A tainha tem um delicioso sabor e pode ser preparada de diversas maneiras: frita, assada, recheada, escalada, enfim... Só de pensar já dá água na boca... Se tiver um bom pirão, fica melhor ainda!

A temporada de pesca se encerra no dia 15 de julho e a expectativa é que a safra deste ano seja melhor que a do ano passado. Mais do que isso, vale enfatizar a beleza que há nessa tradição, na pesca tão esperada e festejada pelo nosso povo.

Já estamos servindo essa delícia aqui no Rancho Açoriano. Portanto, não fique só na vontade e venha saborear uma deliciosa tainha!


Fotos da pesca: André Pizzolo

0 comentários:

Postar um comentário